terça-feira, 25 de julho de 2023

Cromeação de peças em Zamac

 

O Zamac é uma liga, sem porcentagem de composição exata, de 5 materiais diferentes, (cobre, alumínio, magnésio, zinco e estanho) que foi criada no final da década de 40 para substituir o antimônio (o primeiro metal usado para injeção de peças metálicas), simplificando e barateando o processo de fabricação de frisos, faróis, lanternas maçanetas e etc.  

Aconteceu que essa liga envelhece muito mal, principalmente as mais antigas, gerando bolhas e buracos na superfície da peça a ser cromada, afetando o resultado final do processo.

Contrariamente ao que se possa parecer, nmão se trata de um problema de preparação ou de polimento, pois mesmo que as peças estejam com a superfície bastante lisa nesse ponto, elas podem já sair do banho na etapa seguinte comprometidas, e mesmo que isso não ocorra, as bolhas ainda podem surgir algumas horas depois do processo acabado.

Por essa razão não damos garantia para esse tipo de material apesar do custo da cromeação das peças de zamac serem mais altos do que os das peças em cobre, ferro e latão com tamanhos equivalentes.  




0 comentários:

Postar um comentário